quarta, 09 de agosto de 2017 - 14:18h
Amapá será sede do Encontro Nacional dos Criadores de Búfalos
Evento acontecerá em 2018 e fortalecerá o agronegócio amapaense
Por: Andreza Teixeira
Foto: Phillippe Gomes
O Amapá cria atualmente 326 mil cabeças de búfalos, o segundo maior rebanho do país

Em 2018 o Amapá sediará o 13º Encontro Brasileiro dos Criadores de Búfalo, que reúne pecuaristas, empresários, estudantes, técnicos e entidades de pesquisa para discutir sobre os avanços da criação de bubalinos no Brasil. O anúncio foi formalizado pelo governo do Estado e Associação dos Criadores do Amapá (Acriap) durante a última edição do evento, ocorrida no período de 2 a 5 de agosto no arquipélago do Marajó, no Pará.

A criação de búfalos, também denominada bubalinocultura, tem destaque no Amapá que, com 326 mil cabeças de búfalos, possui o segundo maior rebanho do país, ficando atrás apenas do Pará. Segundo a Acriap, o Amapá reúne 2,2 mil criadores de búfalos concentrados principalmente nos municípios de Cutias do Araguari, Amapá, Pracuuba e Mazagão.

 “Devido a esse potencial, pleiteamos na Associação Brasileira de Criadores de Búfalo que o encontro de 2018 fosse realizado no Amapá”, reforçou o presidente da Acriap, Jesus Pontes. A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (Abcb) é a organizadora do evento.

O diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), José Renato Ribeiro, explica que, ao sediar o encontro, o Amapá ganha uma oportunidade de fortalecer sua economia e de atrair um número maior de investidores. Ele ressalta que o Amapá vive um novo momento econômico, onde o agronegócio ganha cada vez mais importância, por isso tornou-se um Estado mais convidativo a esse tipo de ação. Além disso, o Amapá está localizado em uma região privilegiada, devido a fronteira com a Guiana Francesa e a proximidade com o Caribe e a América Central.

 “O encontro atrai empresários e pecuaristas do Brasil e do exterior, por isso o agronegócio do Amapá ganhará maior visibilidade. Além disso, teremos a oportunidade de obter maior número de investimentos”, ressaltou Ribeiro.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

DIAGRO - Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá
Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd,n° 2925, Bairro Santa Rita – Macapá/AP - CEP 68901-283
(96) 8401-0736
gabinete@diagro.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá